segunda-feira, 25 de abril de 2011

Diário de um soldado, outubro de 1912



O Marechal Hermes da Fonseca , responsável pela “política das salvações”, enviou tropas para acalmar os ânimos na região.
José Maria, líder dos caboclos, partiu com seus fiéis para a localidade de Irani.
Nós, os soldados, chamados de peludos e os pelados, como são conhecidos os fiéis de José Maria nos encontramos, houve uma batalha sangrenta com dezenas de mortos, dos dois lados.
Infelizmente perdemos o coronel João Gualberto , mas conseguimos eliminar o líder deles também. Apesar disso, a batalha não foi ganha. Mais reforços já foram solicitados.


Fontes :http://historiaoitava-camila.blogspot.com/2010/07/guerra-do-contestado.html

4 comentários:

  1. Vocês são o verdadeiro problema. Por que lutam? Por que insistem em dar suas vidas porque um governo tão injusto como esse brasileiro pensa que uma pequena sociedade alternativa é perigosa? Ponham-se no lugar desses revoltosos, eles passam por dificuldades como a fome e a miséria todos os dias. Eles precisaram se revoltar, precisaram lutar por um direito que lhes foi negado pelo governo.

    ResponderExcluir
  2. Esses socialistas estão colocando em risco nosso país!Precisamos ganhar essa guerra logo, antes que seja tarde de mais.Precisamos reconquistar o que pertence ao nosso Brasil.Força Marechal Hermes, contamos com voçê.

    ResponderExcluir
  3. Nosso Exército foi bravo e corajoso, ao conter esse movimento, foi uma perda lastimável a de João, dando sua vida pela república, mas em ao menos conseguimos matar o louco que criou esse movimento e se diz um profeta mas que nós sabemos que era um de nós, um soldado mas desertor.

    ResponderExcluir
  4. O exército está de parabéns pela brilhante atuação. Não será tolerado qualquer movimento que vá de desencontro ao progresso brasileiro. Viva os Republicanos!

    ResponderExcluir