quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ofício número 001, Brasil 1912

O Governo Republicano Brasileiro informa à Brazil Railway Company concessão para a construção da ferrovia que ligará o estado do Rio Grande do Sul ao estado de São Paulo. Concede-se também a esta empresa uma faixa de terra desocupada de 15 quilômetros de cada lado dos trilhos, situada na região conhecida como Contestado, para o seu uso. O progresso e o desenvolvimento do Brasil, assim como a manutenção da república, devem ser as maiores prioridades !




5 comentários:

  1. É um absurdo o Estado dar preferência aos interesses da empresa estadunidense do que aos interesses da sua própria população.

    ResponderExcluir
  2. "o progresso e o desenvolvimento do Brasil, assim como a manutenção da república, devem ser as maiores prioridades !" Essa frase demonstra o tamanho da falta de senso desses caboclos que querem ir contra a República. Nada deveria ser mais importante do que o avanço do país! Esse tal líder José Maria nada mais quer do que se aproveitar da falta de instrução de alguns poucos caboclos para garantir certo poder sobre eles.Ele agora querem criar uma Monarquia, ele pretende se tornar um déspota!! Nós, amantes da República, não podemos deixar que isso aconteça. Devemos apoiar o governo republicano em suas decisões, a estrada de ferro traria desenvolvimento econômico e progrsso para a região e esses revoltosos monarquistas não podem impedir o avanço do Brasil.
    Cordialmente, os Republicanos.

    ResponderExcluir
  3. Areas desocupadas uma ova! Seus desumanos... Somos cidadãos Brasileiros ocupando terras brasileiras... Seus covardes! Usando poder de fogo para acabar com pobres camponeses.
    Prioridade é o desenvolvimento senhores? e porque não começar com a educação? Dando educação básica para todos seus cidadãos, tais como os meus revoltosos?
    Nos tiram as terras, - no meu caso, tiram também a vida- nos tiram os direitos e ainda entram em guerra conosco?
    Parem! queremos apenas uma convivência pacífica... Sem ferrovias, sem guerras entre Paraná e Santa Catarina e sem este governo brasileiro que apenas se importa com o lucro.

    José Maria

    ResponderExcluir
  4. condordo com vocês meus companheiros!! não devemos ser expulsos da unica terra que temos, lutaremos até o fim por ela!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse documento é uma mostra de como o governo é corrupto, para que doar( estão dando terras publicas, terras do povo, dos camponeses) 30 Km em toda a extensão da ferrovia , é muita terra e ainda são terras que possuem árvores de alto valor no mercado externo. Tudo isso dado de mão beijada para uma empresa estrangeira e o governo ainda pagou pelo serviço dela, mas que governo corrupto para não dizer outra coisa. Enquanto isso a maior parte da população estava na miséria.

    ResponderExcluir